BPC - LOAS
O que é BPC?
BPC significa Benefício de Prestação Continuada e está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS que dá direito a um salário mínimo ao beneficiário.
Entretanto, não são todas as pessoas que tem direito ao BPC. Os beneficiários são:
- Idoso com idade igual ou superior a 65 anos
- Pessoa com deficiência de qualquer idade.
Ainda existe um outro requisito muito importante que é a vulnerabilidade econômica, ou seja, o BPC foi criado para efetivar a proteção social, por meio de segurança de renda às pessoas com deficiência e idosas do nosso país, que estejam em situação de risco, vulnerabilidades sociais e econômicas.
Esse benefício não é uma aposentadoria, pode ser acessado mesmo sem o beneficiário ter contribuído para o INSS. Da mesma forma, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.
Insta esclarecer que a aprovação deste benefício é muito individual e carece de uma avaliação de um perito do INSS. Por exemplo, em relação a pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, com efeitos por pelo menos 2 anos, que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Ainda, é necessário, para os dois beneficiários, que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo, e, no caso da pessoa com deficiência, é feita uma avaliação médica e social no INSS para a aprovação (ou não) do benefício.
Para solicitar o benefício, é necessário que o beneficiário tenha primeiro a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) – essa inscrição é feita nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, pois é por esse cadastro que o INSS avalia a situação socioeconômica do beneficiário.
Estando dentro dos requisitos, o requerente pode solicitar o BPC diretamente no INSS, pelo telefone 135 ou pelo site “Meu INSS”.
Para maiores informações, clique no ícone do WhatsApp que aparece no lado direito da página do blog.
Muito esclarecedor!
ResponderExcluirMais um texto interessante. Parabéns
ResponderExcluir